" ...
tinha dor de cabeça...minha qualidade de vida era péssima...fui encaminhada à Dra. Simone...minha qualidade de vida está muito melhor."
Maria Coqueiro
Seu nome
Mensagem
 
 
Produto da Organização
Arquitetas do Sorriso

 

 

 

 

 

ATM
Articulação Temporomandibular
 
A ATM é a articulação que une a mandíbula ao crânio e está localizada na frente do ouvido e a utilizamos quando falamos, mastigamos ou engolimos.
 

Disfunções da ATM
 

O paciente que apresenta uma distunção da ATM pode ter dor de cabeça na região temporal ao acordar ou no final da tarde sensação de rosto cansado, limitação de abertura bucal, dor ao mastigar, estalos na ATM, zumbido.

O especialista em ATM investigará na consulta os fatores contribuintes, desencadeantes e perpetuantes da sua disfunção da ATM e através da leitura de sua boca e dos sintomas que se apresenta, se você está exercendo o bruxismo cêntrico ou excêntrico durante o sono, o que poderia levá-lo a acordar com dor de cabeça pela manhã.

 

(Observe o grau de desgaste dos dentes - paciente com 37 anos)
 

O bruxismo cêntrico é o ato de apertar os dentes, provocando abfrações e levando o paciente a apresentar dor.

O bruxismo excêntrico é um distúrbio de movimento que ocorre durante o sono levando ao desgaste dos dentes e a dor.

Assim como a pessoa que roe as unhas apresenta os dedos com as unhas roídas, não tendo como esconder, existem três sinais clássicos que ao exame clínico o especialista em ATM observa se o paciente exerce o bruxismo cêntrico ou excêntrico, na verdade é como uma leitura da boca e o paciente apresenta sintomas provenientes pelo excesso de uso da musculatura da mastigação ultrapassando o limiar daquele grupo de músculo, originando a dor.

É muito importante investigar a causa da sua dor, pois tem diversas origens e entre uma das causas, a disfunção da ATM

 
Etiologia
 
A causa das Desordens da ATM é multifatorial, onde é importante salientar que os hábitos parafuncionais (apertamento dos dentes, roer unhas, morder os lábios) e o bruxismo cêntrico e excêntrico (ranger os dentes e apertar os dentes durante o sono) contribuem muito no aparecimento e manutenção dos sintomas das disfunções da ATM.

Existem três sinais clássicos que ao exame clínico o especialista observa se o paciente exerce o bruxismo cêntrico ou excêntrico, na verdade é como uma leitura da boca.

     
Assim como a pessoa que rói as unhas apresenta os dedos com as unhas roídas e não tem como esconder, o paciente que exerce o bruxismo cêntrico ou excêntrico apresenta sinais nos dentes, língua e bochecha.


Ponto Gatilho - Trigger Point

O ponto gatilho é área irritável que pode ser encontrado no músculo ou tecidos moles que pode provocar dor, sudorese excessiva, salivação, lacrimejamento, tonteiras e náuseas ou até mesmo zumbido.

O ponto gatilho pode ser ativo, latente ou satélite. O ponto gatilho latente não causa dor, podendo estar associado à restrição de movimentos, disfunção e fraqueza muscular, pode se tornar um ponto gatilho ativo por trauma, apertamento dos dentes, estresse. O ponto gatilho satélite pode referir dor em outra região à distância.

O excesso do uso dos músculos da mastigação pode levar ao aparecimento dos pontos gatilhos. Ex. apertamento dos dentes durante o dia ou durante a noite, bruxismo, interferências na mordida, assim como todos os hábitos parafuncionais e posturais que envolvam os músculos da mastigação.

A efetividade do tratamento dos pontos gatilhos esta associada à correta localização do ponto gatilho, conhecimento da região, assim como na precisão da sua desativação.

A técnica de desativação dos pontos de gatilho ou trigger pont mantem a região livre da dor o que permite maior amplitude dos movimentos.


Tratamentos das Disfunções da ATM

Os tratamentos das Disfunções da ATM são diversos e pode ser dividido em diruno e/ou noturno.

O tratamento diurno dependendo do tipo de disfunção vai desde o comportamental cognitivo, correção da postura de boca,  hábitos parafuncionais, terapia muscular, desativação dos pontos gatilhos existentes na musculatura da mastigação, avaliação da mordida para verificação de interferências oclusais, até um tratamento oclusal.

O tratamento noturno se necessário, é o uso de uma placa estabilizadora – dispositivo intraoral que é usado para proteger os dentes, músculos e ATM.


A sua indicação deve ser realmente precisa, selecionando conforme a disfunção que o paciente apresenta.

A placa estabilizadora é um dispositivo interoclusal rígido e removível, onde é importante salientar que deve ser RÍGIDA (dura), confeccionada em acrílico, não podendo ser MACIA (de silicone), pois esta aumenta a parafunção do paciente, piorando assim, o seu quadro clínico, levando o paciente perpetuar a sua disfunção da ATM, recidivando frequentemente os sintomas.

A placa estabilizadora necessita de ajustes sucessivos e contínuos, devolvendo contatos bilaterais e simultâneos. As finalidades da placa estabilizadora são:

- Distribuição das forças oclusais,

- Promover estabilidade oclusal,

- Proteger os dentes de cargas que venham a ser traumáticas, reduzir desgaste dental nos pacientes que rangem os dentes a noite (bruxismo),

- Estabilizar os dentes que não possuem os seus antagonistas.

Não devemos encarar a dor como fazendo parte de nossa rotina diária, pois assim estaremos encarando-a como normal. Todos nós um dia tivemos dor e sabemos o quanto é ruim esse sintoma e sendo esse diário, é pior ainda, pois diminui a nossa qualidade de vida.

Se você tem esses sintomas acima relacionados procure o Especialista em ATM e Dor Orofacial e faça uma consulta.

Consulta de ATM
A consulta ao especialista em ATM, dura em média 50 min.

É de fundamental importância que na primeira consulta você informe ao especialista os detalhes sobre a sua dor, ou seja, localização da dor, intensidade da dor, tipo da dor, duração, freqüência da dor, quando a dor é precipitada (quando ela começa), fatores que podem piorar a dor, fatores que podem melhorar a dor, etc.

É realizado um exame clínico acurado da amplitude de abertura bucal e dos movimentos da mandíbula, estabilidade oclusal, palpação das ATMs, presença e altura dos ruídos, sinais que mostrem que o paciente apresente um disfunção da ATM.

Algumas vezes, pode ser necessário a solicitação de imagens de Tomografia Computadorizada ou de Ressonância Magnética.


Busque sempre melhorar a sua qualidade de vida!
Dra. Simone Silveira
especialista em ATM e dor Orofacial
pela Unifesp

Descubra como podemos lhe ajudar!


Faça contato agora!
Conheça as facilidades de pagamento!

Entre em contato pelo telefone:

11 3683-3767

ou

Preencha o formulário abaixo que em breve entraremos em contato.

 

 

*
UM DOS 3 CAMPOS REQUER PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO
*
PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO
*Assunto:
*Nome:
*E-mail:
*Telefone:
*Celular:
*Telefone comercial:
Fax:
Melhor horário
p/ contato:
Endereço:
Número:
  Complemento:
Bairro:
Cidade:
UF:
CEP:
País
*Empresa:
*Cargo/função:
*Descreva suas Necessidades:
*Como nos conheceu:



PÁGINA INICIAL  TRATAMENTOs PARA DISFUNÇÃO DA ATM   |  SINTOMAS DAS DISFUNÇÕES DA ATM  |   AVALIAÇÃO ONLINE  |   FALE CONOSCO
DRA. SIMONE SILVEIRA  |  ARTIGOS SOBRE ATM  |  CLIENTES  |  DEPOIMENTOS  |   IMAGENS DO CONSULTÓRIO  |   LOCALIZAÇÃO  |  MAPA DO SITE
Arquitetas do Sorriso
ARQUITETAS DO SORRISO
Um jeito diferente de fazer você sorrir!


SEDE
Rua Pedro Fioretti 156 - 4º andar
06013-070 Osasco - SP
 
Atendimento na Segunda-Feira
Alameda Santos, 211 - conjunto:1705

11 3683-3767

atendimento@especialistaematm.com.br